Estratégia e Perspectivas

A Santos Brasil tem como objetivo realizar operações portuárias e logísticas de contêineres e veículos em regiões do Brasil e do mundo que apresentem potencial para acelerar seu ritmo de crescimento e desenvolver, de forma responsável, gateways portuários que representam as portas de entrada e de saída de cargas de suas respectivas regiões, mantendo e ampliando sua liderança no mercado nacional.

Seu foco está direcionado para a operação de instalações portuárias, destinadas à prestação dos serviços públicos portuários a todo e qualquer interessado em realizar a movimentação e armazenagem de contêineres e veículos através do modal aquaviário. Paralelamente, a Companhia busca a expansão vertical para a cadeia de serviços logísticos de contêineres, carga geral e veículos, provenientes de ou destinados ao transporte aquaviário de longo curso e de cabotagem como forma de maximizar seu crescimento pautando-se no aproveitamento sinérgico entre as operações.

Ao estabelecer soluções logísticas nos serviços de terminais de contêineres multimodais, armazenagem alfandegada, soluções customizadas de transporte e distribuição através das suas Unidades e Terminais no Estado de São Paulo, Santa Catarina e Pará, a Companhia busca encurtar os caminhos logísticos para seus clientes com alternativas inteligentes que reduzam custo e tempo, através da adoção de preceitos de rapidez, segurança e qualidade, conceitos inerentes à sua Missão.

O resultado desta postura é a promoção do modal marítimo, desenvolvimento da comunidade local, valorização do capital investido e o desenvolvimento para as regiões onde atua. Esses atributos garantem o seu reconhecimento como referência em serviços portuários no País. Mas não é o suficiente para a manutenção da liderança em um setor intensivo em capital e demandante de constante qualificação profissional. São os objetivos de preparar as operações para atender a demanda de médio e longo prazo que induzem aos investimentos necessários ao desenvolvimento sustentável, que gera valor para os acionistas e para a sociedade.

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) está em processo de licitação para contratação dos serviços de dragagem dos trechos do canal de navegação do Porto de Santos. A licitação visa a manter a continuidade dos serviços de dragagem para assegurar o calado operacional atual (13,2m) do canal de navegação até o início dos serviços contratados pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

A dragagem, em conjunto com a expansão do Canal do Panamá, deve mudar a lógica do tráfego internacional de navios para o Brasil, possibilitando que navios de até 12 mil TEUs (new-Panamax) adentrem o canal do Porto de Santos, consolidando ainda mais sua posição como porto concentrador brasileiro. Atualmente, navios de até 9 mil TEUs de capacidade realizam escalas no Brasil.

Antecipando-se às mudanças significativas na dinâmica do mercado portuário nacional, a Companhia adquiriu, em 2010, seis novos guindastes de cais para atender os navios new-Panamax que em breve navegarão pela costa brasileira. Em 2015 a Companhia prorrogou, junto à Secretaria de Portos da Presidência da República (atualmente incorporada ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil) o contrato de concessão do Tecon Santos por mais 25 anos e, atualmente, prepara-se para investir no terminal visando aumentar sua eficiência e a qualidade do serviço prestado. Além do Tecon Santos, o Tecon Imbituba está preparado para receber grandes embarcações, com a perspectiva de tornar-se um porto concentrador para a região sul do país e da América do Sul.

Em sua operação ao norte do país, em Vila do Conde, Pará, a conteinerização de cargas da região é uma tendência natural. Madeira, pimenta, metais de alto valor agregado e carne bovina refrigerada são produtos que já fazem parte da operação do Tecon Vila do Conde, no Pará, a pouco mais de 100 quilômetros da capital Belém. Atuando como um gateway regional, o Tecon Vila do Conde oferece aos armadores economia e conveniência ao proporcionar melhores condições operacionais para navios que demandam maior profundidade e possibilidade de escoamento da carga em barcaças para outras regiões, como Manaus e Santarém.

A Santos Brasil Logística, concentrada no estado de São Paulo, atua em toda a cadeia logística do contêiner através das operações dos CLIAs (Centro Logístico Industrial Aduaneiro), transporte rodoviário e centro de distribuição, oferecendo serviços customizados de acordo com a necessidade dos clientes, sendo capaz de prover serviços diferenciados de engenharia logística, desde o porto até o consumidor final.

A Companhia trabalha com a perspectiva de contínuo fortalecimento do mercado interno e expansão da economia brasileira. Nesse cenário, é inevitável o desenvolvimento de atividades logísticas portuárias e de distribuição.

Nesta perspectiva, o transporte de produtos em contêineres assume papel relevante. A introdução dos contêineres como meio de transporte resultou em vasta melhoria na eficiência portuária, possibilitando a redução dos custos e consequentemente dos fretes, e teve papel chave na globalização da produção e do comércio mundial.

Em contêineres, as mercadorias podem ser facilmente transportadas de uma localidade para outra, pois podem ser carregados em navios, caminhões, trens e aviões. A segurança do contêiner também facilita a armazenagem, pois estão protegidos do sol e da chuva, e podem ser empilhados de forma a otimizar o espaço disponível.

A conteinerização impulsionou o mercado de navegação e as rotas de navegação aumentaram em quantidade de destinos e regularidade. Os benefícios deste modal favoreceram produtores e consumidores em termos de custos, flexibilidade e agilidade, por meio da redução do tempo de transporte, da necessidade de estoques e dos desperdícios.

A Companhia acredita que o Brasil, com todo seu vasto território e frente às diversas dificuldades apresentadas por sua atual estrutura de transportes, será obrigado a desenvolver o transporte multimodal, onde certamente o contêiner apresenta vantagens como parte fundamental das soluções logísticas.

A Companhia está plenamente qualificada a responder positivamente a qualquer aumento da demanda do uso do contêiner, sempre agindo com determinação, pró-atividade e com o compromisso de oferecer sempre a melhor performance operacional para seus clientes.

Última Atualização em 28 de Setembro de 2016

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